sábado, 10 de setembro de 2011

Projeto Maternura

O Centro MATERNURA, Centro de Apoio Materno Infantil, foi criado por Claudia Pinheiro (em colaboração com Rosinda Paião para a área de Yoga), na sequência dos princípios por que se rege a Associação Maternar - Rede de Apoio à Maternidade, de que foi co-fundadora, cuja missão é apoiar as mulheres e as suas famílias ao longo de todo o processo de maternidade, oferecendo suporte local e informação relevante.
A MATERNAR acredita que escolhas informadas e confiança no processo proporcionam às famílias a oportunidade de vivenciar uma experiência mais plena e segura de maternidade.

Os objetivos do Centro MATERNURA são de prestar um serviço de guarda e cuidado personalizado às crianças das famílias da região de Ílhavo/Aveiro, bem como aos seus pais.
De acordo com os mais recentes conhecimentos ditados, nomeadamente, pela Organização Mundial de Saúde, a valorização da unidade Mãe-bebé e a oferta de serviços de apoio às mães/pais, são da maior importância para que possam viver a paternidade de uma forma mais plena e realizada, e assim, acrescentar em bem-estar os seus bebés e restantes familiares.

O público alvo são pais com bebés entre os quatro meses e os três anos de idade, aos quais se oferece uma estrutura, suficientemente aberta e flexível, para os servir nas suas necessidades específicas e individualizadas, conforme os seus horários e a disponibilidade. Além desses fatores concretos, que permitem aos pais deixarem os seus filhos num local protegido e seguro enquanto vão trabalhar, oferece-se também um apoio social e psico/emocional para que, mimando a/o mãe/pai, possamos favorecer a ligação entre estes e o seu bebé.
Daí o nosso lema: Quando damos mimos à mãe... o bebé cresce feliz.

De modo a garantir um cuidado personalizado aos bebés não aceitamos mais de doze crianças no total.
As cuidadoras são escolhidas pela sua sensibilidade para responder intuitivamente aos sinais da criança, capazes de estabelecer uma boa relação emocional com ela, assim como pela sua habilidade profissional para moderar as dinâmicas no grupo de crianças, e para estabelecer uma boa e essencial parceria com os pais.

Para oferecer o melhor apoio à família, e nomeadamente às mães há uma grande flexibilidade no horário de receção das crianças desde tempos parciais a horários contínuos em turnos variáveis, e a babysitting fora de horas. Os espaços disponibilizados para as crianças são adequados às suas idades, com espaço de descanso e espaços exteriores ajardinados.

As atividades que oferecemos à comunidade incluem o Yoga dinâmico, o Kundalini Yoga e a Preparação para o Parto e Maternidade. Fazemos regularmente encontros gratuitos de divulgação do Yoga, das práticas e mantras.

Sem comentários:

Enviar um comentário