sexta-feira, 26 de junho de 2015

Matersitting na Maternura




Todas as mães e pais são amorosos e têm as competências necessárias para cuidar os seus filhos da melhor maneira, desde que sejam vistos e apoiados nas suas próprias necessidades
A experiência de reforço e consolidação das competências parentais, necessárias à boa vinculação dos pais com os seus bebés, garante às crianças o adequado desenvolvimento emocional e físico, e contribui para o exercício de uma parentalidade responsável, integra e gratificante.
Receber as dúvidas e ansiedades dos pais de modo tolerante e empático, não-invasivo, com o coração, cria laços de empatia. Esta disponibilidade para ver e ouvir promove, reforça e dá apoio às inatas competências maternais das mulheres/mães, assim como às competências presentes em todos os pais.
O projeto MATERSITTING da Maternura, especialmente dirigido às mães e pais de crianças pequenas, até à idade escolar, engloba ações de divulgação de informação relevante, sessões de educação parental e consultas de apoio emocional para grávidas e pais com bebés difíceis.
A iniciativa foi desenvolvida no âmbito da parentalidade positiva e da terapia psico-corporal de intervenção em crise. Este trabalho de promoção da parentalidade positiva é realizado próximo das famílias através de consultas individuais, conversas e encontros informais regulares em pequenos grupos, pequenas formações e sessões de esclarecimento e a publicação de brochuras e artigos sobre temas relevantes.
O principal objetivo destas ações é, por um lado, informar e ouvir com humildade para ajudar mães e pais a refletir e a tomar decisões conscientes, e por outro acolher e acarinhar os pais para que possam relacionar-se com maior segurança e serenidade com os seus filhos e o amor possa fluir entre os corações.

Sem comentários:

Enviar um comentário