sábado, 11 de abril de 2015

O que é um Centro de Infância Maternura?


A Associação Maternura criou os Centros de Infância para dar resposta aos pais que procuravam um lugar onde eles próprios fossem vistos e considerados nas suas necessidades e onde fossem recebidos em conjunto com os seus bebés. A intenção foi também, desde o início, oferecer aos pais uma alternativa às instituições tradicionais de guarda e educação infantil, onde pudessem deixar os filhos em períodos de tempo flexíveis e mais ou menos contínuos, conforme as suas necessidades, ou até contratar um serviço de babysitting ao domicílio.

O lema que acompanha a atuação da Maternura é: Mãe mimada… Bebé feliz! o que significa que para o bem-estar dos filhos assistir as mães é uma prioridade. Os Centros de Infância são lugares onde existem serviços especializados pensados para dar apoio logístico e suporte emocional a toda e qualquer mulher que esteja grávida ou tenha filhos até cerca dos cinco anos de idade. Através do apoio às famílias na gestão das tarefas de cuidado aos seus filhos promovem-se o bem-estar e a felicidade das próprias mulheres, das crianças e das suas famílias.

Foi na sequência destas preocupações que se criaram os Centros de Infância da Maternura formalmente como Centros de Babysitting mas também de Matersitting, dada a consciência que cada criança está intimamente ligada à sua família, e que o cuidado à mãe é tão importante como o cuidado à criança.

Por definição uma Babysitter é uma pessoa que cuida de crianças durante um tempo determinado e enquanto os pais precisam de sair de perto dela. A sua função é relacionar-se com a criança, acolhe-la, acompanha-la e dar-lhe carinho enquanto não chegam os seus pais.
A função de uma Matersitter será então, consequentemente, acolher, relacionar-se e acarinhar os pais, e principalmente as mães, para que possam sair com tranquilidade de perto do seu filho, para bem das crianças. Procura-se receber as dúvidas e ansiedades dos pais de modo próximo, com o coração, com o objetivo de promover, reforçar e dar apoio às inatas competências maternais das mulheres/mães.

Criar uma criança não é uma ciência, é uma arte e como tal não pode ser aprendida nos livros. No trabalho com as crianças dos Centros de Infância Maternura o grande desafio é preservar nelas a inata e original confiança na vida e no outro; mantê-las em contacto com os seus sentimentos pela possibilidade de exprimirem todas as emoções; e ajuda-las a construir as suas próprias ferramentas para a construção de um futuro feliz e em harmonia com o seu meio envolvente.

O projeto pedagógico adotado para as crianças de idade pré-escolar é de educação livre e intuitiva baseado no Movimento da Escola Moderna.
Nos Centros de Infância Maternura acredita-se no brincar como meio de aprendizagem por excelência, sendo a partir das atividades espontâneas e das brincadeiras das crianças que se desenvolvem atividades e projetos. Dá-se especial atenção às atividades lúdicas com materiais naturais, as crianças brincam na terra e no jardim, desenvolvem os sentidos, estimulam a imaginação e a alegria de viver, apostando assim numa maior ligação e respeito pela Natureza.

Em primeiro lugar está sempre o estabelecer de uma relação afetiva estável e individual, através do colo e do olhar, com cada criança de forma adequada às suas necessidades de cada momento. É com base nessa experiência de amor ao próximo, que vem de dentro do adulto na direção da criança, que a criança vai poder aprender naturalmente e com alegria. Isto traduz-se em rotinas muito flexíveis, não  rígidas nem generalizadas.

Para além da capacidade de se relacionar com cada criança, a educadora da Maternura é essencialmente uma espectadora do desenvolvimento infantil: quem é ela? como e a que ritmo escolhe desenvolver-se? que vontades tem? do que gosta e como? A educadora da Maternura mantém-se na retaguarda, presente para cada criança que necessitar de algum apoio mas ao mesmo tempo em sintonia e a dar resposta às necessidades do grupo. E o que educadora vê é espelhado de volta às crianças e ao grupo. É assim que eles aprendem a reconhecer-se, a ser vistos e a ver os outros, para reforço da sua auto-estima e auto-confiança.

Nos Centros de Infância Maternura as Babysitters/Matersitters são educadoras livres e intuitivas, artistas da educação de infância, que mais do que objetivos pedagógicos têm objetivos interpessoais globais, como o de criar laços afetivos seguros com as crianças, os seus pais, e as suas colegas de equipa, de serem autênticas e de estarem presentes enquanto pessoas para além de profissionais. Diz o Prof. José Pacheco: "Um educador não ensina o que diz, ele transmite o que é."

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