terça-feira, 25 de novembro de 2014

Códigos do Coração (Maternura)


Vídeo realizado na e com a comunidade Maternura para os 25 anos da Convenção dos Direitos da Criança.

Para cuidarmos com sucesso das crianças pequeninas, principalmente, é bom dominarmos os códigos da linguagem do coração. A linguagem que as crianças usam para comunicar com os adultos é autêntica, clara, límpida e sem máscaras. Para podermos falar com elas assim, a partir do coração, é preciso, em primeiro lugar, saber ouvir-nos e dar atenção ao nosso próprio ser, ao nosso próprio coração. A linguagem do coração é a expressão de quem está próximo do seu próprio coração, como o estão as crianças. E as crianças não são seres diferentes de nós, são apenas “rebentos de adulto”, assim como, na verdade, dentro de todos os adultos permanece sempre presente a criança que outrora foram. Para entendermos e protegermos os seus direitos temos que saber em igual medida comunicar connosco próprios, com os outros adultos e com as crianças.
"Na maioria dos países industrializados, hoje em dia, a jovem mãe choca, dá à luz e tenta beneficiar seus filhos completamente só. Trata-se de uma tragédia de enormes proporções." Clarissa Pinkola Estées.


Nós, seres humanos, somos mamíferos e por definição seres sociais. No início da vida, como todos os mamíferos sociais, para além de cuidados maternais intensos e prolongados, necessitamos igualmente de cuidados e proteção de todo um grupo atento de adultos. Na verdade, precisamos de uma rede social positiva que apoie a nossa mãe e lhe dê estrutura e suporte para nos cuidar enquanto crianças pequenas. Ajudar a tecer essa rede de suporte para as mães e famílias é a missão da associação Maternura, para bem das futuras gerações e para que criar um filho seja uma tarefa partilhada, prazerosa e feliz.
Fica também aqui o reconhecimento e agradecimento à professora e terapeuta psico-corporal Paula Diederichs, de Berlim, cujo trabalho com mães e bebés serve de base ao que realizamos na Maternura- Rede de Suporte à Infância e Maternidade

Sem comentários:

Enviar um comentário