quinta-feira, 21 de agosto de 2014

MaisTernura desde o dia 18 de Agosto na MATERNURA

~


O projeto educativo para crianças dos 3 aos 6 anos - MAISTERNURA já é uma realidade. Durante as férias de verão concluímos o construção da nova sala onde se vai desenrolar esta nova valência do Centro de Infância da MATERNURA.




O projeto é chamado de Educação Livre, onde as intencionalidades educativas do educador se inspiram nos princípios do Movimento da Escola Moderna:

Incentiva-se à exploração e descoberta, encorajando a criança a colocar interrogações e a sentir “espanto”, trabalhando com base na cooperação, no respeito mútuo e no amor ao próximo.

Pretendemos trabalhar com as crianças com base em atividades livres e/ou planeadas, e recorrendo ao trabalho por projetos

Ex.: Descobri uma minhoca no jardim! O que comem as minhocas? Onde vivem? Podemos ir pesquisar nos livros e no computador coisas sobre as minhocas? Hoje, quando chegar a casa, vou perguntar ao pai e à mãe o que comem as minhocas. Amanhã levo para a Maternura as informações que encontrei-podemos criar cartazes, sermos cientistas e construir um terrário na nossa sala. E se fossemos à biblioteca municipal descobrir mais sobre estes animais?


E desta forma, através dos projectos que surgem das curiosidades das crianças podemos trabalhar as ciências, matemática, as palavras, mas também as relações e os afectos entre crianças, seus amigos e educadores.

Para mais informações pode enviar-nos um email para maternura@outlook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário