terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Os direitos sociais dos bebés

fotografia de Miriam Reis
 
O bebé humano é um mamífero social e tem o direito a ser atendido nas suas necessidades sociais. Os mamíferos sociais surgiram há mais de 30 milhões anos e caracterizam-se pela intensidade dos cuidados maternais (o ninho ou nicho materno) incluindo a amamentação prolongada, o toque e presença física quase constantes dos cuidadores e a capacidade de resposta destes às suas necessidades, o brincar com parceiros de diversas idades e, em geral, experiências agradáveis e de bem-estar.
 
1- O BEBÉ TEM O DIREITO À PROTEÇÃO E SEGURANÇA DO SEU NINHO MATERNO. Os seres humanos nascem "prematuros", em comparação com outros animais: nove meses mais cedo em termos de mobilidade e dezoito meses mais cedo em termos de capacidades de desenvolvimento ósseo e capacidade de procurar alimento. O ninho materno para os filhotes humanos tem de ser ainda mais intenso do que para os outros mamíferos sociais devido ao subdesenvolvimento do recém-nascido. Os bebés precisam de um “útero externo” onde possam sentir a proteção e segurança que sentiam dentro do útero.
 
2- O BEBÉ TEM O DIREITO A SER AMADO DE MODO AFETUOSO. Os bebés que recebem apenas comida, fralda mudada e pouco mais não sobrevivem. No entanto, se receberem atenção parcial e permanecerem vivos, isso ainda não é o suficiente para o desenvolvimento do seu potencial pleno. O que faz bem aos bebés é que pelo menos uma pessoa adulta seja loucamente apaixonada por eles. 
3- O BEBÉ TEM O DIREITO A SER CUIDADO COM SENSIBILIDADE E INTUIÇÃO. Os cuidadores devem saber ver os sinais de cada bebé em vez das indicações de peritos bem-intencionados.
 
4- O BEBÉ TEM O DIREITO A ESTAR A MAIOR PARTE DO TEMPO "NOS BRAÇOS" OU JUNTO AO CORPO DO CUIDADOR. O contato pele com pele tem um poder tranquilizador. Os bebés quando nascem estão à espera de companhia e não de isolamento nem de intrusão. Gostam de participar da vida social da sua comunidade.
 
5- O BEBÉ TEM O DIREITO À EXPERIÊNCIA SOCIAL DA RELAÇÃO CARA-A-CARA, E À PARTILHA DE OLHAR OLHO-NO-OLHO. O hemisfério direito do cérebro dos bebés, que se desenvolve rapidamente nos primeiros três anos, está ligado à experiência social e controla os sistemas de autorregulação. Os bebés que são colocados à frente de ecrãs, ignorados ou isolados, são privados destas experiências essenciais.
 
6- O BEBÉ TEM O DIREITO DE BRINCAR E MOVIMENTAR-SE. Os bebés precisam de brincar desde o nascimento. Brincar é um método primário de aprendizagem do autocontrole e das competências sociais. O cuidar da amizade, da recetividade mútua e do brincar constrói a inteligência social e prática. É no brincar com os bebés que lhes damos oportunidade de criar o seu modo pessoal de conduzir as relações interpessoais.
 
7- O BEBÉ TEM O DIREITO A CHORAR, USAR O SEU SISTEMA DE ALERTA QUANDO NÃO RECEBE SUFICIENTE. Como muitas culturas reconhecem há muito, é bom responder a cada gesto ou careta de um bebé sem esperar que comece a chorar. Os bebés pequeninos têm dificuldade em parar de chorar depois de começar.
 
8- O BEBÉ TEM O DIREITO A UMA REDE SOCIAL DE APOIO À SUA MÃE. À lista de cuidados esperados ainda acresce uma comunidade de apoio social positivo para o binómio mãe-bebé. As crianças crescem melhor com três cuidadores afetuosos e seguros. Na verdade, os bebés esperam mais do que o carinho da mamã e do papá. Os bebés esperam receber uma comunidade de cuidadores prontos a ajudar, da qual a mãe será a mais próxima.
 
9- O BEBÉ TEM O DIREITO A SER VISTO E RESPEITADO COMO UM SER HUMANO ÚNICO E ÍNTEGRO. Cada uma das práticas e cuidados acima mencionados têm efeitos a longo prazo sobre a saúde física, mas também social do indivíduo.
 
10- O BEBÉ SÓ TEM DIREITOS E NENHUM DEVER
 
Baseado no texto:
Ten Things Everyone Should Know About Babies
Ignorance about babies is undermining society

Sem comentários:

Enviar um comentário