Convidamos os amigos da maternura a se juntarem ao projeto maternura, que continua a sua ação como um grupo informal de pessoas e organizações interessadas em realizar atividades com os fins que a maternura sempre procurou: criar uma rede de apoio à infância/maternidade. O encerramento do espaço de Aveiro no final de Outubro, e as alterações internas a que esse passo obrigou no centro de Ílhavo, revelaram claramente para toda a equipa maternura, a necessidade de dissolver a associação enquanto entidade formal, o que aconteceu no dia 22 deste mês.
Pondo em prática o sonho de um centro de apoio a mãe-bebés, envolvi-me durante seis anos diariamente, com a ajuda de pessoas como a Ana Santos, a Paula São Marcos e a Claudia Soares (para mencionar apenas as mais antigas e persistentes) na construção deste centro de babysitting. Certa de que novos projetos de centros de infância virão no seguimento deste, para mim chegou ao fim um ciclo de intensa atividade e dedicação. Decidi focar-me agora nas outras áreas do projeto maternura, nomeadamente, continuar a intervir na comunidade com projetos como o da "Materninha" e a praticar e aprofundar a terapia com mãe-bebés e a massagem.
Quero assim agradecer aqui a todos de coração, pais e colaboradoras, antes de mais a confiança que demonstraram colaborando nesta aventura chamada centro de infância da maternura, e acima de tudo a oportunidade de, em conjunto, nos dedicarmos às crianças, que são e serão sempre o nosso maior objetivo. Passei momentos maravilhosos e enternecedores, outros menos agradáveis, mas igualmente importantes, mas que me ajudaram a crescer. Sei que, apesar de ter tido sempre a melhor das intenções, com certeza que ao longo destes anos também falhei algumas vezes. Assim peço perdão a quem alguma vez prejudiquei.
O projeto maternura vai continuar, porque quando se trata das crianças, há sempre muito por fazer... Peço que continuem a confiar nas pessoas que dedicam todo o seu empenho e coração a esta atividade tão merecedora do nosso respeito, o cuidado às crianças pequenas em conjunto com as suas mães e famílias.
Claudia Pinheiro
projeto maternura